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ESCOLAS DE SAUDE PUBLICA []
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Id:384 - (657)
Autor:Sonis, Abraam; Behm Rosas, Hugo.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Papel de las escuelas de salud pública en la educación médica^ies / Role of public health schools in medical education: responsibility in the formation of physicians
Fonte:Educ. méd. salud;4(1):85-96, ene. 1970. .
Resumo:A relação das escolas de saúde pública com as faculdades de medicina devem ser visualizadas no amplo contexto das transformações que a educação médica está sofrendo, assim como a saúde pública e o seu ensino. Em poucas palavras, poderia se dizer que as mudanças ocorridas nos últimos anos no campo da educação médica estão dirigidas a formar um tipo de profissional diferente do que se vem formando, visto que a algum tempo atrás, as faculdades de medicina não definiam explicitamente o tipo de médico que queriam obter. Dentro deste processo, o que o autor considera como mais importante é orientar o ensino em função das características do médico que se pretende formar hoje em dia: um médico que possa ser líder de uma equipe de saúde, com conhecimentos de patologia e da realidade sanitária da comunidade em que vive e em qual ele deve atuar, apto para o manejo dos recursos comunitários que contribuem para a manutenção e recuperação da saúde (com um conceito integral deste), com uma consciência clara de sua missão, e com capacidade para administrar e “adestrar” ao pessoal que trabalha sobre suas ordens. O autor trata em seguida da problemática das escolas de saúde pública com relação a problemas administrativos, sugerindo o sistema de departamentalização destas faculdades e universidades, uma vez que este sistema constitui a base e fixa o marco dentro do qual se devem considerar relações com outras escolas e profissões. Afirma também que o que deveria unir os universitários não são somente os aspectos comuns de suas respectivas disciplinas, mas sim a internalização dos fins e funções gerais da universidade, podendo ser este um dos produtos mais interessantes do processo de mudanças que estão experimentando as universidades. As ciências da saúde, por ser um campo especial de confluência de disciplinas que se relacionam tanto com o conhecimento biomédico como o social – em qual diversos profissionais trabalham organizadamente al serviço do bem estar da comunidade e de cada um dos indivíduos que a compõem – devem formar a seus alunos tendo em conta as diretivas que o autor propõe ao longo do texto, possibilitando desta forma que seus egressos se convertam em verdadeiros líderes de mudanças que se propiciam na comunidade na qual irão atuar^ipt.
Descritores:Educação Médica
euccúde Pública
Escolas de Saúde Pública
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37861.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 016

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Id:301 - (480)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública*.
Título:Avaliação da metodologia de formação de pessoal de nível elementar das instituições de saúde do projeto Larga Escala^ipt ..-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; s.d. 53 p. .
Resumo:Apresenta inicialmente um breve histórico da criação da Escola Nacional de Saúde Pública. Em seguida relata a maneira como será concebida a forma de atuação e como está organizado o projeto de avaliação da metodologia de capacitação de pessoal de nível elementar na área de saúde nos Estados do Piauí e Minas Gerais, focalizando a evolução dos comportamentos dos alunos (neste caso os atendentes) e os supervisores que cumprem a função de coordenar, estimular, e encaminhar o processo^ipt.
Descritores:Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Avaliação de Recursos Humanos em Saúde
Formação de Recursos Humanos
Escolas de Saúde Pública
Meio Eletrônico:http://observatoriohistoria.coc.fiocruz.br/lildbi/docsonline/Aval_da_Metodol_de_Form_ID640.pdf
Localização:OHS/ORH - E-01 - 017

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Id:268 - (447)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Lima, Nísia Trindade; Fonseca, Cristina M. O.; Santos, Paulo Roberto Elian dos
Título:Uma escola para a saúde^ipt A school for health-
Fonte:Rio de Janeiro; Fiocruz; 2004. 268 p. ^bilus, ^btab, ^bgraf.
Resumo:Apresenta um texto narrativo sucinto sobre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, desde sua criação, tendo como temas centrais o pluralismo institucional e o de perspectivas do conhecimento. Contém documentos inéditos de importante valor histórico como: trecho de entrevista de Ernani Braga concedida a Sergio Arouca, Luiz Fernando Ferreira, Mabel Imbassahy e Lisabel Klein. O registro de depoimentos orais de atores que tiveram destaque nos primeiros tempo e os que participaram da direção da Escola em período mais recente se constituiu em fonte imprescindível para a elaboração desta publicação. A segunda parte do livro contém artigos sobre temas relevantes para o entendimento da história da ENSP e de seu papel na saúde pública contemporânea^ipt.
Descritores:ESCOLAS DE SAÚDE PÚBLICA
SAÚDE PÚBLICA
BRASIL
 SISTEMA DE SAÚDE
 EDUCAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

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Id:162 - (341)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Monteiro, Francisco das Chagas Dias
Título:O Instituto de Medicina Preventiva (IMEP): uma história do ensino da Medicina Preventiva na Universidade Federal do Ceará^ipt ..-
Fonte:Fortaleza; s.n; set. 1997. [509] p. .
Tese:Apresentada a Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências da Saúde para obtenção do grau de Mestre em Saúde Pública.
Resumo:Faz um esboço cronológico das ações de saúde desenvolvidas no Brasil e no Ceará. Conceitua e situa os movimentos da Reforma Sanitária, Medicina Social, Integral, Preventiva e Comunitária, dentro da realidade do ensino médico. Mostra, a partir de estudo feito pelo PESES (Programa de Estudos Socioeconômicos em Saúde), como evoluíram a chamada "ideologia preventivista" e a criação dos departamentos de Medicina preventiva nas universidades, para comparar o IMEP com o "novo modelo de atenção à saúde da família", proposto para o Ceará e para todo o país. Aborda a experiência do IMEP, objetivo principal do trabalho, no que concerne a sua história e suas realizações e propostas. Examina a atual política de saúde do país e seus reflexos no estado do Ceará, e propõe o renascimento de trabalhos semelhantes à experiência do IMEP, fazendo-se a sua comparação no contexto atual. (AU)^ipt.
Descritores:ESCOLAS MEDICAS/hist
MEDICINA PREVENTIVA/educ
MEDICINA PREVENTIVA/hist
Política de Educação Superior
Saúde Pública
Formação de Recursos Humanos
Recursos Humanos em Saúde
Escolas de Saúde Pública
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Política de Saúde
BRASIL
 Brasil
Localização:OHS/ORH - D-01 - 480

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Id:60 - (239)
Autor:Sonis, Abraam.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Escuelas de salud pública: tendencias y perspectivas para la década de 1970^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;6(1):19-42, ene.-mar. 1972. .
Resumo:Assinala que as tendências prevalentes nas escolas de saúde pública e seu futuro são produto do sistema de idéias dominantes no setor da saúde e no campo da educação médica, estes dependentes, por sua vez, do contexto sociocultural. Caracteriza as escolas de saúde pública das décadas de 1950 e 1960, no que concerne a programação curricular; organização e estrutura; desempenho das funções de docência, investigação e serviço; e participação no planejamento do setor da saúde. Estima que na década de 1970 as modificações deverão produzir-se simultaneamente em todos os setores que compõem o sistema da saúde, de acordo com o poder de decisão de cada um deles. Defende a exploração de novas possibilidades para a capacitação do pessoal de saúde, o implemento de unidades programáticas de ensino, baseadas em novas concepções metodológicas, e o estímulo da imaginação docente para realizar experiências que integrem todas as funções que as escolas de saúde pública devem desempenhar(AU)^ies.
Descritores:ESCOLAS DE SAUDE PÚBLICA/rec hum
ESCOLAS DE SAUDE PÚBLICA/org
ESCOLAS DE SAUDE PÚBLICA/tend
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/41991.pdf
Localização:OHS/ORH - C-01 - 033

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Id:55 - (234)
Autor:Organización Panamericana de la Salud. Departamento de Desarrollo de Recursos Humanos.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Las escuelas de salud pública en la América Latina^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;3(3):167-216, jul.-sept. 1969. ^btab.
Resumo:O presente trabalho é resultado de um levantamento levado a efeito pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Organização Pan-Americana da Saúde nas dez escolas de saúde pública da América Latina (Buenos Aires, Caracas, Havana, Lima, Medellín, México, Rio de Janeiro, São João de Porto Rico, Santiago e São Paulo). Contém informações sobre o desenvolvimento histórico das escolas, sua estrutura administrativa e acadêmica, os recursos humanos e materiais de que dispõem e as características de seu corpo discente e seus doutorandos. Faz-se uma comparação entre as diferentes escolas estudadas, no que respeita aos aspectos acima mencionados. Comparam-se alguns de seus dados com os das escolas de saúde pública dos Estados Unidos e do Canadá e analisa-se o papel que as escolas de saúde pública da América Latina deverão desempenhar no processo de desenvolvimento e evolução socioeconômica de seus respectivos países (AU)^ipt.
Descritores:ESCOLAS DE SAUDE PÚBLICA/hist
ESCOLAS DE SAUDE PÚBLICA/rec hum
ESCOLAS DE SAUDE PÚBLICA/org
ESCOLAS DE SAUDE PÚBLICA/provis
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
AMERICA LATINA
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37854.pdf
Localização:OHS/ORH - C-01 - 019

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Id:26 - (205)
Autor:Oficina Sanitaria Panamericana.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Recursos humanos en salud: medicos, dentistas y enfermeras en las Americas, 1972^ies.
Fonte:Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana;79(2):159-165, ago. 1975. ^btab.
Resumo:Informe estatístico (distribuição geográfica, especializações, nível de formação etc.) sobre a situação de médicos, dentistas e auxiliares, enfermeiros e auxiliares de países americanos e caribenhos em 1972, bem como sobre os estabelecimentos de educação/capacitação em diversas áreas da saúde na região(AU)^ipt.
Descritores:RECURSOS HUMANOS EM ODONTOLOGIA/estatíst
DISTRIBUICAO DE MEDICOS/estatíst
AUXILIARES DE ODONTOLOGIA/estatíst
AUXILIARES DE ENFERMAGEM/estatíst
RECURSOS HUMANOS DE ENFERMAGEM/estatíst
ESCOLAS DE ODONTOLOGIA/estatíst
ESCOLAS MEDICAS/estatíst
ESCOLAS DE ENFERMAGEM/estatíst
ESCOLAS DE SAUDE PÚBLICA/estatíst
ESCOLAS DE VETERINARIA/estatíst
AMERICAS
 REGIAO DO CARIBE
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/spanish/Bol/v79n2p159.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 035



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