Resumo: | A relação das escolas de saúde pública com as faculdades de medicina devem ser visualizadas no amplo contexto das transformações que a educação médica está sofrendo, assim como a saúde pública e o seu ensino. Em poucas palavras, poderia se dizer que as mudanças ocorridas nos últimos anos no campo da educação médica estão dirigidas a formar um tipo de profissional diferente do que se vem formando, visto que a algum tempo atrás, as faculdades de medicina não definiam explicitamente o tipo de médico que queriam obter. Dentro deste processo, o que o autor considera como mais importante é orientar o ensino em função das características do médico que se pretende formar hoje em dia: um médico que possa ser líder de uma equipe de saúde, com conhecimentos de patologia e da realidade sanitária da comunidade em que vive e em qual ele deve atuar, apto para o manejo dos recursos comunitários que contribuem para a manutenção e recuperação da saúde (com um conceito integral deste), com uma consciência clara de sua missão, e com capacidade para administrar e “adestrar” ao pessoal que trabalha sobre suas ordens. O autor trata em seguida da problemática das escolas de saúde pública com relação a problemas administrativos, sugerindo o sistema de departamentalização destas faculdades e universidades, uma vez que este sistema constitui a base e fixa o marco dentro do qual se devem considerar relações com outras escolas e profissões. Afirma também que o que deveria unir os universitários não são somente os aspectos comuns de suas respectivas disciplinas, mas sim a internalização dos fins e funções gerais da universidade, podendo ser este um dos produtos mais interessantes do processo de mudanças que estão experimentando as universidades. As ciências da saúde, por ser um campo especial de confluência de disciplinas que se relacionam tanto com o conhecimento biomédico como o social – em qual diversos profissionais trabalham organizadamente al serviço do bem estar da comunidade e de cada um dos indivíduos que a compõem – devem formar a seus alunos tendo em conta as diretivas que o autor propõe ao longo do texto, possibilitando desta forma que seus egressos se convertam em verdadeiros líderes de mudanças que se propiciam na comunidade na qual irão atuar^ipt.
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